quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Perfil da Comunidade

Os dados do Censo Demográfico informam que a população do município de Tapiramutá é de 17.245 habitantes; o último recenseamento indica que, exatamente, 12.576 pessoas habitam a Zona Urbana e 4.678 pessoas habitam a Zona Rural, numa área de 663,870 km².
Tem como base de sua economia a agricultura e a agropecuária, tem nas comunidades mais carentes, a prática da agricultura de subsistência, não empregando nenhuma técnica moderna de produção, usando o extrativismo dos recursos naturais como complementação da sua renda para sobrevivência. É o 9º maior produtor de café, além de possuir expressiva produção de banana e mandioca. Na economia tapiramutense, merece destaque também a criação de bovinos e ovinos.
Em relação ao trabalho, a maioria dos trabalhadores está na agricultura como assalariados e não chega a ganhar o salário mínimo. Temos trabalhadores sazonais na própria região (fazendas de café, feijão) e outros, pequenos proprietários, comerciantes locais, funcionários públicos.
Uma das maiores rendas do município fica a cargo da prefeitura municipal, ou seja, é através da prefeitura que os assalariados fazem circular o dinheiro no comércio quando não é período de colheita.
Um fenômeno marcante da realidade da região é a migração: migração da roça para a pequena cidade, migração para as grandes capitais como São Paulo, ou áreas de expansão agrícola, além da migração sazonal que já foi mencionada. O que afeta profundamente os índices de evasão escolar, pois no período de colheita, os alunos, principalmente do noturno, deixam a escola para buscar o seu próprio sustento e de suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário